segunda-feira, junho 06, 2011

8 formas de controlar as porções alimentares

Perder peso passa por comer menos, o que significa um maior controle das porções ingeridas. Mais do que resistir à tentação de comer mais, existem alguns truques que são úteis para quem quer reduzir e controlar as porções alimentares.
  1. Pratos pequenos. Um dos melhores truques para reduzir as porções alimentares é trocar os pratos que habitualmente usa, por pratos mais pequenos, seja o de jantar ou o de sobremesa. Surpreender-se-á ao verificar que, mesmo com menos alimentos, ficará satisfeito e sem fome.
  2. Restos repartidos. Por norma, sobra sempre comida quando cozinhamos e, em vez de comer só para que nada sobre, reparta as sobras em tupperwares individuais para o almoço do dia seguinte ou congele e tenha sempre uma refeição individual em reserva.
  3. Diretamente do pacote não. Evite comer o que quer que seja diretamente do pacote – bolachas, batatas fritas, gelado, entre outras coisas – o mais certo é parar quando já não houver mais nada para comer. Em vez disso, coloque uma pequena porção num prato ou tigela.
  4. Fast food, less food. Nem sempre conseguimos resistir à tentação de comer fast food, mas podemos sim resistir aos menus XL que atualmente caracterizam as cadeias de fast food. Em vez de um menu, peça um hambúrguer e uma batata frita pequena; experimente algo diferente como uma salada ou um wrap; ou escolha um menu infantil que, não raras vezes, consegue saciar o apetite de um adulto.
  5. Troca de ingredientes. Em vez de conceber o bife ou o peixe como o ingrediente principal e a salada, os vegetais ou o arroz como o acompanhamento, inverta esse pensamento.
  6. Evite a segunda rodada. Antes de se servir pela segunda vez, faça uma pausa na refeição – o nosso corpo necessita de cerca de 20 minutos para registar se já está cheio ou se continua com fome. Em alternativa, evite trazer as panelas e travessas para a mesa, deixando-os sobre o fogão ou no forno – quem quiser mais terá de se levantar para ir buscar, ou seja, fica reduzida a probabilidade de repetir a dose.
  7. Comer fora. É perfeitamente possível manter a dieta mesmo quando se come fora: comece por comer uma salada ou sopa antes do prato principal e em vez de pedir uma dose, peça meia dose. Se optar apenas pelo prato principal, sirva-se mas reserve o suficiente para poder levar para casa para o almoço do dia seguinte, por exemplo. Partilhe sempre a sobremesa com outra pessoa – não se priva de uma guloseima merecida e vai saber tão bem como se fosse uma sobremesa inteira. 
  8. Doses individuais. Sempre que puder, opte por adquirir alimentos em doses individuais, ou seja, em vez de embalagens grandes de iogurte, compre iogurtes individuais; em vez de baldes de gelado, adquira pequenos gelados individuais; em vez de pacotes de bolachas gigantes, compre embalagens que contenham pacotes de bolachas individuais.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Minha evolução

LilySlim Weight loss tickers